22 janeiro 2008

70's

Odivelas em 1974, foto de Luis Boleo

Nas últimas semanas, este espaço tem recolhido algumas mensagens simpáticas de estímulo. Agradeço, de forma muito especial, à Dra. Maria Máxima Vaz a atenção que tem dedicado a este blogue, nomeadamente, a alguns apontamentos históricos que efectuei, sobretudo, na fase inicial do projecto.
Em particular, foi muito gratificante ter contribuído, com a minha ignorância, para que a Dra. Maria Máxima Vaz desvendasse, com a ajuda de Joaquim Baptista, algumas dúvidas que ainda subsistiam em torno da história da Quinta da Nossa Senhora do Monte do Carmo, também conhecida como "Quinta do Mendes". O desenrolar dessa investigação histórica - suscitada, de forma completamente involuntária, por este blogue - pode ser acompanhado nos comentários ao "post" Boa Vida (I).
Interrompo o período de reflexão a que eu próprio me submeti para retribuir a simpatia com a revelação de uma descoberta. Andava eu outro dia a passear nessa fantástica ferramenta que é o Google Earth e não é que dou com um conjunto de fotografias de Odivelas em 1972 e 1974! Da autoria de Luis Boleo e disponíveis no Panoramio, essas fotografias constituem um interessante testemunho dos primórdios do processo de urbanização daquilo que tenho vindo a designar como "A Cidade Radiosa de Odivelas", ou seja, o espaço compreendido entre a Codivel e a Quinta do Mendes, passando pelo Bairro EDEC e pelo Chapim.
Deixo aos leitores - e, em especial, à Dra. Maria Máxima Vaz - dois desafios:
Desafio 1: De onde foram tiradas as fotografias? (dica: foi de um edifício que abordei na rúbrica "A cidade radiosa");
Desafio 2: Na fotografia ao alto (uma das 16 disponibilizadas por Luis Boleo), onde fica (actualmente) a escola básica dedicada à Dra. Maria Máxima Vaz?
P.S. - Um destes dias, vou iniciar um novo projecto - acidaderadiosa.blogspot.com - inteiramente dedicado ao estudo do desenvolvimento da Cidade Moderna na Grande Lisboa, na linha de algumas reflexões que vinha mantendo neste espaço desde há alguns meses e que dificilmente se coadunavam com um blogue de natureza local. Não obstante, Odivelas, bem como o Concelho de Loures, serão certamente trabalhados nesse novo espaço, a par de outras intervenções.