06 janeiro 2006

A missão

Com o blogue ODIVELAS:URBE pretende-se desenvolver um espaço de reflexão em torno de um território tão problemático e, simultaneamente, tão fascinante como é o caso do Concelho de Odivelas e, em particular, da respectiva cidade sede de concelho (onde o autor destas linhas reside). Pretende-se que esse espaço de reflexão seja simultaneamente apartidário, construtivo e eclético.
Apartidário porque os poucos blogues especializados no Concelho de Odivelas têm uma inspiração claramente partidária, por vezes encapotada, outras vezes claramente assumida (e bem). E porque o autor não pertence a nenhum partido político, nem tem intenções em vir a pertencer. Tal não significa, contudo, que alguns temas a tratar não tenham implicações políticas, ou que não se venham a propor soluções para problemas concretos.
Construtivo porque o nosso território caracteriza-se, acima de tudo, por uma forte imagem negativa face ao exterior e, pior ainda, face a si próprio. As causas são antigas e estruturais, e disso nos ocuparemos afincadamente. Contudo, os problemas de auto-estima e de fraca imagem face aos outros não se resolvem com o exercício da crítica pura e dura. Importa identificar problemas, sem dúvida; e as correspondentes propostas de solução. Mas também importa identificar qualidades, pontos fortes, oportunidades de desenvolvimento, aspectos de que os odivelenses se orgulham e se podem vir a orgulhar ainda mais. Em suma, janelas de esperança.
Eclético porque analisar este território sem recorrer ao contributo conjugado da História, da Geografia, do Urbanismo, do Planeamento, da Sociologia, da Economia ou da Ciência Política, para não citar outras ciências, será pura perda de tempo. Por isso se agradecem, antecipadamente, todos os contributos na forma de comentários.

2 Comments:

At 12:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pela missão, curriculum e criatividade. Conheces bem a cidade e gostaria de saber se existe algum parque ou jardim para fazer caminhadas.
Obrigada e continua.

 
At 3:35 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Infelizmente em Odivelas não há parque ou jardim onde possamos fazer as caminhadas que tanto precisamos de fazer. Fazíamos as nossas caminhadas nas ruas, mas agora os carros ocuparam os passeios e só temos a faixa de rodagem, que nem para os carros chega e eles não deixam. Actualmente, cada cidadão de Odivelas tem 1,9 dm2 de espaço verde. Em 1992 foi assinado um protocolo entre a C. de Loures e o OFC, com vista à construção de um parque desportivo com 9ha, na quinta de Porto Pinheiro. Não sei o que foi feito dos terrenos, mas para desporto só foi construído lá, o novo campo de futebol.

 

Enviar um comentário

<< Home