12 junho 2007

Manual de Sobrevivência

O infelizmente já desaparecido Prof. José Ressano Garcia Lamas referia, nas suas aulas de Morfologia Urbana, ser Blade Runner um filme de visionamento obrigatório para o estudioso das cidades (e para todos aqueles que gostam de cidades - acrescentamos nós).
Filme de culto de Ridley Scott (1982), apresenta Harrison Ford, porventura pela primeira vez, naquilo que ele melhor sabe fazer: o papel de anti-herói, de homem simples que tem de lidar com desafios hercúleos - como a aniquilação dos "replicants", homens e mulheres criados em laboratório para tarefas também elas difíceis, de vida "luminosa" mas demasiado curta.
Blade Runner conta também com a presença da enigmática Sean Young, naquele que terá sido, porventura, o seu melhor papel. Ridley Scott filma-a aqui como mais ninguém a filmou, explorando a sua presença magnética, fascinante, entre paisagens urbanas fantásticas.
Esse filme tem também uma óptima banda sonora, da autoria de Vangelis, particularmente inspirado em fase ainda não "pimba".
Um óptimo filme, que deve ser visto à noite, por exemplo, na ressaca da sardinhada de Santo António que se aproxima rapidamente.
Absolutamente indispensável à sobrevivência em meio urbano.