11 janeiro 2006

O Vale das Flores


Para construir o seu “mosteirinho”, o Rei D. Dinis escolheu a sua Quinta das Flores, situada no vale do mesmo nome entre os montes da Senhora da Luz (a Sul), Tojais (a Nascente) e S. Dinis (a Poente) junto à Ribeira de Caneças. Como refere Manuela Maria Justino Tomé, no seu livro Odivelas – Um Mosteiro Cisterciense (Colecção Partimónios, n.º 3, Comissão Instaladora do Município de Odivelas, Janeiro de 2001, p. 14):
“Tratava-se de um local de terrenos bastante férteis, trabalhados agricolamente, marcados pela existência de quintas de recreio, pertença de pessoas influentes no reino, com abundância de água, recatados, não muito longe e de fácil acesso aos povoados mais próximos, nomeadamente Loures e Lisboa. Uma paisagem calma e de grande beleza permitia o recolhimento necessário, o silêncio absoluto exigido, com uma vida comunitária também levada ao extremo. (...) Este lugar tranquilo, com aptidões naturais correspondia aos objectivos determinados pela Ordem de Cister para a construção dos seus mosteiros”. Um verdadeiro paraíso, em suma.
Cinquenta anos de urbanização continuada transformaram por completo a paisagem de Odivelas, como todos sabemos. Mas será que o Vale das Flores permaneceu incólume?
Como a fotografia acima ilustra (tirada junto à cerca Sul do Instituto de Odivelas), o Vale das Flores ainda existe! E dele é possível vislumbrar a formosa Serra da Amoreira. Apenas o lixo ao longo da Ribeira de Caneças destoa um pouco a paisagem. Apesar da pendente, que belo parque verde daria a encosta Poente (à esquerda, na foto), com um pouco de imaginação e seguindo o princípio da “construção com a natureza”. E já tinha um forte candidato para nome, tudo menos cinzento: Parque do Vale das Flores!

1 Comments:

At 1:26 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Como se pode constatar, estes assuntos não interessam os odivelenses. É muito mais interessante passear num centro comercial, convenhamos. E sempre tem a vantagem de uma comidinha de plástico....

 

Enviar um comentário

<< Home