23 fevereiro 2006

Piscina dos Olivais

Foi com alguma pena que soube, através do Público de hoje, que a Piscina dos Olivais tem os dias contados tal como a conhecemos, prevendo-se a demolição das piscinas olímpica (50 metros) e de saltos bem como a completa remodelação deste complexo dos anos 60.
Para os jovens lisboetas da minha geração (de 70), a Piscina dos Olivais era uma espécie fuga ao estio em tempo de férias para todos aqueles que não tinham nem dinheiro nem pachorra para ir à Costa e que não queriam colocar a saúde em risco no meio dos famosos “carcavelhinhos” (cagalhões a boiar) da Linha.
Não é que não houvessem outras piscinas em Lisboa com o seu encanto – como a Piscina do Areeiro, eternizada pelos Ena Pá 2000 no seu “Sexo na Banheira” (“Tive um encontro na Piscina do Areeiro...”). Mas, os Olivais tinham qualquer coisa de mágico.
Em primeiro lugar, não era todos os dias que se nadava numa piscina com 50 metros, caso único em Portugal.
Em segundo lugar, saltar de 3 metros de altura também não era para todos, e havia mesmo quem saltasse a rede para saltar de 10 metros. Contava-se, aliás, que já tinham havido casos de quem não tinha ficado para contar a emoção de saltar de tamanha altitude.
Em terceiro lugar, haviam os relvados e as sombras, que permitiam estender a toalha ao sol. E haviam também as bancadas que eram óptimas para mirar as actividades lúdicas do sexo oposto.
Bom tempos...
Bem, permanece a esperança de o novo complexo ser ainda melhor e mais fascinante que o antigo, caso venha a ser construído (há sempre o risco de após o camartelo não surgir nada de novo durante uns anitos). A ideia do vereador Pedro Feist é “que o local se torne na praia da zona oriental de Lisboa” (de acordo com o Público) e, quem sabe, das populações de Odivelas e Loures.

P.S. – Talvez o leitor não saiba mas as freguesias mais orientais do actual Concelho de Odivelas (Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto) integraram o antigo Concelho dos Olivais, entre 1852 (data da extinção do Termo de Lisboa) e 1886 (quando o Concelho de Lisboa assume a sua actual configuração). Existe, portanto, uma ligação histórica entre o nosso concelho e os Olivais, que hoje recordamos a propósito do tema da certidão de óbito da Piscina dos Olivais.

1 Comments:

At 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é muito verdade, tudo o que disse, sou da geração da década seguinte à sua e também eu adorava, realmente, passar os dias na bela piscina que aqui mesmo ao fundo da rua tinha.
é verdade que alguns acidentes aconteceram nas piscina das pranchas e que algumas pessoas não ficaram para contar a história, o que fez com que essa piscina fechasse e servisse, ultimamente, mais como, caixote do lixo..enfim.Tenho mesmo muita pena de a ver fechada, e também tenho esperanças que ao reabrir (esperemos que seja em breve) consiga superar as nossas espectativas e possamos voltar a utilizá-la..

 

Enviar um comentário

<< Home