14 abril 2006

Belém


Em plena quadra pascal, falemos de Belém. Não do lugar onde Ele nasceu, mas da nossa Belém. Aquela que continua charmosa com o passar dos anos e a cativar muitos lisboetas metropolitanos como lugar preferido de lazer, com o Parque das Nações a roer-se de inveja (apesar de se esforçar).
Belém já foi sede de município, entre 1852 e 1886. Desses tempos, seguramente mais bucólicos por estas paragens, restou uma placa, junto ao chafariz que fica mesmo em frente à Biblioteca Municipal D. Dinis (ver foto). De facto, Odivelas pertencia a um concelho cuja obra póstuma revela como a sociedade portuguesa regrediu nos últimos 150 anos: a obra autárquica do antigamente era um chafariz, simbolo da dávida às populações do bem mais essencial de todos; hoje são vias de comunicação, urbanizações e fontes/rotundas cibernéticas.
Desses tempos parecem ter ficado os pastéis de nata, dado que é possível adquirir no Concelho de Odivelas exemplares dessa especialidade da doçaria portuguesa tão bons ou melhores do que aqueles que se fabricam em Belém.
Estariamos todos melhores se Belém ainda fosse a nossa sede de concelho? É bem provável.