22 abril 2006

"Não é o país onde gostaria de viver"



"Todos nós temos esperanças em relação ao país onde nascemos, temos fé - palavras complicadas. De repente olhei para mim, olhei para o meu país e pensei: «Não é o país onde gostaria de viver». Não tenho o mínimo de nacionalismo e sou contra os nacionalismos. Mas o que é que junta as pessoas de um país? É o país ou, como se diz no filme, são as memórias de um país? O que é que faz sentirmos uma identidade com outras pessoas? Acho que neste momento muitos de nós estão sem sentir identidade com as pessoas com quem coabitam. E isso obriga a uma ginástica diária. Isso vê-se na TV e nos jornais. Se eu sair deste café posso apontar-lhe e dizer-lhe: «Estou farto de ver carros em cima do passeio. Estou farto de não conseguir atravessar as ruas normalmente». Estou farto. Isso diz respeito a todos nós. E há que começar a discutir isso."

Daniel Blaufuks, fotógrafo, entrevistado por Vasco Câmara (Revista Y, 21 de Abril de 2006), a propósito do seu novo filme "Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana", a estrear no próximo dia 25 de Abril, o Dia da Liberdade, no Fórum Lisboa (ex-Cinema Roma), no âmbito do Festival de Cinema Independente de Lisboa (INDIE LISBOA 2006).

Também nós estamos fartos!!!