07 março 2007

Manual de Sobrevivência


Odivelas, terra de excessos, de luxúria e deboche, sobretudo durante a primeira metade de setecentos, convida a ouvir música barroca. Hoje, proponho aos leitores George Friedrich Handel, um dos mais importantes compositores do barroco, em edição económica (Trio - 3 CDs) da Deutsche Grammophon. Em magnífica interpretação da Orpheus Chamber Orchestra, somos brindados, nos dois primeiros CDs e no início do terceiro, com os 12 "Concerti Grossi" op. 6 do tão inspirado compositor alemão. Mas não é só! Como brinde, o terceiro CD inclui ainda a "Wassermusik", que Handel compôs para as festas à beira rio dos monarcas ingleses e que é óptima para celebrar a chegada da Primavera, e ainda a "Feuerwerkmusik", ou seja, a Música para os Fogos de Artifício Reais, tão apropriada para a época de inaugurações que se avizinha em Odivelas (Alameda do Porto Pinheiro e Centro de Exposições).

2 Comments:

At 9:44 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Isto do deboche tem de ser revisto.
Os autores do séc. XIX, de moral "vitoriana", admitiam muita coisa errada, mas neste aspecto eram de um puritanismo fundamentalista, para com as mulheres, claro está, excepto para com as suas amantes. Que também as tinham!Mas essas não pecavam!!!
Que eles não tivessem capacidade de autocrítica, até podemos fechar os olhos, embora não aceitemos, agora que nós, hoje, ainda queiramos enfiar no inferno essas infelizes enclausuradas, a isso é que eu não assisto sem protestar!!!

 
At 11:13 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Sobre comportamentos e mentalidades, recordemos "O Nome da Rosa". Parece-me um bom contributo...

 

Enviar um comentário

<< Home