19 fevereiro 2007

Tremores


Foi à precisamente uma semana que a terra tremeu no Sul de Portugal Continental com a maior intensidade observada nos últimos 32 anos. Felizmente sem danos materiais.
É sempre bom lembrar, sobretudo em períodos de histeria construtiva, que o Vale do Tejo e, em particular, a Grande Lisboa são zonas particularmente expostas ao risco sísmico. E que o grande terramoto de 1755 arrasou praticamente por completo o primitivo Mosteiro de S. Dinis em Odivelas:
"Este mosteiro, com um início esplendoroso, que na opinião da maior parte dos autores foi «o mais grandioso que a Ordem de S. Bernardo [isto é, de Cister] teve neste Reino», não só pelas dimensões do seu edifício, mas também pela grandeza de privilégios e rendas e pelo número de religiosas que albergava, ficou bastante danificado com o terramoto do dia 1 de Novembro de 1755, que o arruinou quase totalmente, subsistindo apenas a cabeceira da igreja, o pórtico e duas alas do claustro, o que obrigou a que as freiras vivessem em barracas de madeira durante algum tempo" (Tomé, Maria Manuela Justino. Odivelas - Um mosteiro cisterciense, Comissão Instaladora do Município de Odivelas, 2001).
Pequenas são as grandezas do Homem face às forças da natureza. Estaremos realmente preparados para o pior?