14 janeiro 2007

Amanhecer na Amoreira

Serra da Amoreira, Odivelas. Um local magnético, único. Uma elevação com 315 metros de altitude às portas de Lisboa, com um fantástico nascer do Sol, de onde se vislumbram magníficas vistas (incluindo o Estuário do Tejo) e onde ainda cheira a campo.
Um local, contudo, muito mal tratado e terrivelmente mal aproveitado. O parque não passa de um "projecto" disso mesmo, uma vergonha - em suma. A arquitectura das vivendas é, por vezes, ofensiva no seu mau gosto e no desleixo. Sente-se a falta de uma esplanada, de um café, de um restaurante, de um miradouro.
Na Amoreira, tudo fica claro. A cidade é implacável e não vai poupar uma serra que, num país civilizado, seria uma área florestal, um sumidouro de dióxido de carbono, um "Monsanto 2" da Grande Lisboa. Veja-se o caso de Edimburgo, também presenteado com uma serra semelhante (uma "montanha" sagrada para os Celtas), onde floresce um fantástico parque, plenamente integrado no tecido urbano, em perfeita relação de complementaridade. Porque é que em Portugal nada é assim? Porque é que aqui é tudo "sem jeito"? Talvez por que a pobreza, a mediocridade e a falta de visão se alimentam a si próprias.
Na Amoreira compreende-se, porventura como em nenhum outro local, como Odivelas é uma "Terra de Oportunidades" ... perdidas.

2 Comments:

At 11:08 da tarde, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Estou de acordo a 200%!!É esse desperdício, característico de povos subdesenvolvidos, que às vezes me desanima. É que a maioria das vezes é uma destruição sem volta. E quando apresentamos sugestões, olham-nos com um misto de pena e de "gozo" que eu traduzo : olha coitada, lá está ela com os seus devaneios; e na 1.ª oportunidade, procuram ignorar-me e impedir que opine. Duvido que tenham percebido. Por isso é que devemos escrever. Pode ser que alguém um dia leia e entenda.....

 
At 11:15 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

No próximo caderno "ODIVELAS", que vem com "Notícias da Manhã", geralmente na última 6.ª feira de cada mês, virá mais um artigo sobre a serra da Amoreira, onde lanço um desafio (que já lancei na campanha para as autárquicas, em2005):um percurso de miradouros e "o caminho dos arqueólogos", na Amoreira. É que andaram por ali bons e acreditados cientistas...
encontraram materiais arqueológicos que estão hoje nos museus.
Comentem, para salvarmos a Amoreira!
Cumprimentos, Maria Máxima

 

Enviar um comentário

<< Home