28 novembro 2006

O vale esquecido

A Quinta do Barruncho localiza-se num magnífico vale, onde ainda corre uma ribeira cristalina em cuja várzea, não muito grande, o agricultor urbano mantém a sua horta (e ainda bem!). Nesse vale, esquecido pelo urbanizador, ainda é possível escutar o silêncio, de vez em quando interrompido por um "quad" ou "jipe" de um domingueiro sedento de ar puro, campo aberto e trilhos. O local é também óptimo para a prática de BTT.
Ao longo desse vale estabelece-se parte da fronteira oriental entre Odivelas e Loures. O projectado PDM (Plano Director Municipal) de Odivelas prevê a integração, da encosta poente do vale, na Estrutura Ecológica Complementar do Concelho (cf. infomail da CMO "Odivelas, o Futuro constrói-se Hoje", de Maio de 2006). Esperemos que na versão final do PDM tal se mantenha. E também que se projecte para aqui um belo parque urbano, que talvez não ficasse tão bem na fotografia como o projectado para a entrada da Cidade mas que, certamente, seria mais aprazível e agradável para utilizador, dadas as potencialidades existentes.
O leitor curioso poderá aceder ao vale pela zona Norte da Codivel (preferencialmente) ou então pelo Casal do Privilégio ou pelo Casal do Monte.