02 agosto 2006

Escola Avelar Brotero


Os cinco pontos de Le Corbusier para uma nova arquitectura: 1) pilares (pilotis) para suspender os edifícios acima do chão; 2) coberturas-jardim; 3) planta livre; 4) janelas corridas e 5) fachada livre (Baker, Geoffrey H., Le Corbusier: uma análise da forma, Martins Fontes, S. Paulo, 1998) foram aplicados, com excepção do segundo ponto, num dos mais importantes edifícios de Odivelas: a Escola Avelar Brotero.
Localizada mesmo à entrada da “terra”, dever-se-á ter inserido no importante programa de escolas modernistas que se seguiu aos projectos seminais da Escola do Bairro de S. Miguel (Lisboa, 1949-53), do recentemente desaparecido arquitecto Ruy Jervis d’Athouguia, e da Escola do Vale Escuro (Lisboa, 1953-56), dos arquitectos Joaquim Bento de Almeida e Victor Palla (cf. Becker, Annette, Ana Tostões e Wilfried Wang (org.), Portugal: Arquitectura do Século XX, CCB, Lisboa, 1998).
Tão interessante edifício apresenta-se, contudo, em preocupante estado de degradação, num concelho mais preocupado em produzir nova cidade do que em cuidar daquilo que (de bom) já tem.

13 Comments:

At 5:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é... mas para que se conste já existem iluminados a pensar em demolir o edifício

 
At 10:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a escola ta velha vao remodelar e deixem os alunos sem aulas

 
At 10:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a escola ta velha vao demolir e deixem os alunos sem aulas a escola e fish mas ta velha

 
At 10:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

demolam a escola eeeeeeee nnnnnaaaaoooooooooooooooo se preocupem com os alunos ta obrigado kiko

 
At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a escola faz falta e esta bem localizada so que ninguem fez nada por ela... precisa de obras! sera que alguem alguma vez fez força para serem feitas?

 
At 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eu sou aluno dessa esola e essa escolas precisa mesmeo de obras e urgentemente

 
At 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu sou uma aluna de escola e acho k ela devia ser reconstruida. A escola está podre de horrivel!
FAÇAM QUALQUER COISA POR ELA, QUALQUER COISA PELOS ALUNOS.
;)

 
At 1:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esta escola é uma pobreza quem me derá que esta escola caísse sem ningúém cá dentro é claro!

 
At 10:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

podia e devia ser remudelada, está mto velha

 
At 7:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

essa secola precisa mesmo de obras mas ela nao estaria estargada se os alunos nao ha estragassem

 
At 10:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é aceitável que digam que ninguém faz nada pela Escola. Já imaginaram a trabalheira que a Ass.de Pais arranjou por não deixar andar as coisas como estão ?
Conselho Executivo bolorento é o que é. Mesmo assim grandes alunos e grandes professores . A escola tem 88% de taxa de sucesso . É a melhor de todo o Concelho

 
At 8:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apesar de estar muito degradada e de precisar de muitas obras é uma das escolas com maior taxa de sucesso escolar no conselho.
Já frequentei a "Avelar" e é uma escola com excelentes professores.
Acho muito má a decisão de demolição pois é uma escola bem localizada e que faz falta a muitos jovens.
Cumprimentos,
R.M.P

 
At 1:14 da manhã, Blogger Ego said...

Hoje, dia 1 de Julho 2009, no programa Sociedade Civil da RTP2 vi e ouvi a actual presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, afirmar que vão demolir essa escola. Fiquei aterrado! A única explicação que a senhora deu foi que a escola está muito degradada. Mas então porque não a restauram? Tal como afirma no seu blog, trata-se de um dos mais importantes edifícios de Odivelas em termos de arquitectura, pois é claramente um exemplo da arquitectura da escola de Le Corbusier. Isto, numa cidade que é uma selva de betão e onde escasseiam edifícios de referência. Para além disso, por lá passaram gerações de estudantes e professores que lá fizeram toda a sua carreira. Eu passei por lá entre 74 e 77 (preparatória e 7º ano), e por lá já passaram dois filhos meus. Foi ainda a escola de atletas como Nélson Évora. É sem dúvida alguma um património desta cidade. Mas a Câmara decide friamente destruí-la da forma mais insensível, revelando desprezo pela preservação dos seus valores urbanos. Além disso, o centro de Odivelas perde mais um estabelecimento escolar, caminhando inexoravelmente para a desertificação. Quando já nada houver com vida no centro, quem quererá aqui viver?? Por isso, apelo a todos os cidadãos que por esta escola passaram e aos moradores de Odivelas que se oponham a este apagar da nossa memória e do nosso património. Digam NÃO à morte da Escola Avelar Brotero!

 

Enviar um comentário

<< Home