06 janeiro 2007

Ano 1

O blogue ODIVELAS:URBE faz hoje um ano.
Antes de mais, gostaria de agradecer a todos os(as) leitores(as) e amigos(as) que têm acompanhado este projecto pioneiro e independente, nomeadamente, todos aqueles que têm contribuído com os seus comentários e desabafos. Os mesmos são sempre bem vindos! Deixo, aliás, um apelo aos leitores: não hesitem em enviar os vossos textos para pedro_afonso@sapo.pt dado que gostaria, no ano 2 que agora se inicia, de desenvolver um rubrica feita pelos leitores. Os textos serão publicados desde que esteja garantida a qualidade, a independência política e a coerência com a linha editorial que tem vindo a ser seguida neste espaço.
O caminho até agora percorrido não foi fácil. Confesso que nem sempre me sinto inspirado para escrever sobre o território de Odivelas, não tanto pela falta de tema, mas sobretudo pelos mesmos erros do passado (nomeadamente, urbanísticos) que se continuam a observar todos os dias, pela ausência de espaços verdes e de lazer, pela grande passividade e pelas vistas curtas que se observa em muitas das pessoas que aqui habitam, pelos fenómenos de pobreza que se acentuam de dia para dia, pelas crianças que às vezes se observam a "brincar" dentro de contentores de lixo, pela falta de esperança no futuro que se sente quando se passeia pelas ruas da Cidade ou se anda de metro ou de autocarro. Escrever sobre Odivelas (e sobre a Grande Lisboa) é, antes demais, o exercício de auto-flagelo, um olhar para uma realidade que, em muitos casos, está muito longe do Portugal imaginado e que gostaríamos de legar para as gerações vindouras. É um exercício compensador mas altamente sofrido.
Vamos, contudo, continuar - sobretudo por respeito ao leitores habituais e a todos aqueles que se revêem, pelo menos em parte ou ocasionalmente, naquilo que tem vindo a ser dito e mostrado neste espaço de reflexão.
Vamos também continuar porque há vários temas que ainda não foram suficientemente tratados - como as AUGI - ou nem sequer ainda trabalhados - como o desemprego. Vamos também tentar falar mais sobre a Póvoa de Santo Adrião, o Olival Basto, a Pontinha, Famões, Caneças e a Ramada, procurando não concentrar excessivamente as análises na freguesia sede de concelho, como tem vindo a acontecer até agora.
E vamos procurar aumentar a periodicidade da edição de textos mas sem cair na tentação da banalidade e naquilo que já se sabe através da imprensa local e nacional. Este espaço pretende-se de reflexão sobre temas estruturantes e não sobre "fait divers" e eventos ou iniciativas de ocasião.
Importa relembrar a missão com que o mesmo foi criado, em 6 de Janeiro de 2006: "com o blogue ODIVELAS:URBE pretende-se desenvolver um espaço de reflexão em torno de um território tão problemático e, simultaneamente, tão fascinante como é o caso do Concelho de Odivelas e, em particular, da respectiva cidade sede de concelho. Pretende-se que esse espaço de reflexão seja simultaneamente apartidário, construtivo e eclético".
Bom ano para todos, sobretudo para os mais necessitados e para aqueles em que o presente e o futuro teima em não sorrir.

3 Comments:

At 8:26 da tarde, Blogger Miguel X said...

Parabéns.É bom ver que há neste concelho quem tenha iniciativas destas e que tente debater determinados assuntos de forma desprendida e elevada.

 
At 10:57 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Quero manifestar a minha gratidão ao autor deste blogue, pelo que tenho aprendido com ele e pelo nível de conhecimento e trato em que mantém o diálogo. Salvo raras excepções, os comentários também correspondem.
Espero que todos continuemos, com desinteresse, empenhados, interessados. Acima de tudo, não tragam para aqui a política "partidária", porque nós estamos a fazer a política que todos os cidadãos deviam fazer.
Cordiais cumprimentos, Maria Máxima

 
At 1:06 da tarde, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Pena é que deixemos estas pessoas sozinhas.
Faço votos para que, pelo menos os poucos que vêm ao debate, continuem a fazer os seus comentários.
"Quem não se cansa, sempre alcança".

 

Enviar um comentário

<< Home