07 dezembro 2007

Ainda as cheias

A OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico divulgou um estudo que prevê uma triplicação da população mundial, residente em zonas costeiras, sujeita a risco de inundação no horizonte de 2070, fruto das alterações climáticas em curso.
Em particular, na Grande Lisboa (Odivelas incluída) poderão estar em risco entre 40 a 90 mil habitantes, bem como valores patrimoniais até 33 milhões de dólares americanos.
É mesmo fundamental dar uma saltada à Malaposta e reflectir em torno da exposição documental "As grandes inundações de 1967" (termina já a 9 de Dezembro).

2 Comments:

At 7:44 da tarde, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Eu acho que muito pouca gente sabe o que é a baixa "de Sacavém a Carnide". E os que sabem estão calados. Peço aos Geólogos e as Geógrafos que se pronunciem. É este território que precisamos de conhecer bem, com todos os seus condicionalismos....
Isto foi um golfo...Os antigos dizem"a água ENTRA!!! pela embocadura do Trancão..." Temos de esclarecer isto e respeitar este solo. A não ser que a tragédia nos seja indiferente....

 
At 10:07 da manhã, Blogger Maria Máxima Vaz said...

É indispensável iniciar um estudo sério, com especialistas, sobre este território que habitamos.
Não podem implementar-se boas práticas de construção, se os agentes não conhecerem o solo que vão ocupar.
É importante conhecer o processo de constituição da várzea, antes de lá colocarem habitações....não sejamos irresponsáveis.

 

Enviar um comentário

<< Home