04 novembro 2007

As oportunidades perdidas



Estamos todos de acordo que Odivelas é uma "Terra de Oportunidades". No entanto, muitas são as potencialidades perdidas ou mal aproveitadas.

Já várias vezes apontei o caso da Serra da Amoreira, um local magnífico mas muito pouco aproveitado como espaço de lazer e descompressão.

Outro bom exemplo de um espaço mal aproveitado é o que resta do antigo cemitério de Odivelas (ver foto). Que belo jardim dava! Um jardim intimista, onde as pedras antigas poderiam ter o seu lugar bem como a água a correr ao longo da leve pendente!

O local insere-se no topo Sul da Quinta do Mendes, uma das mais interessantes urbanizações de Odivelas, construída seguindo os princípios do Urbanismo Moderno, com amplas faixas verdes com equipamentos colectivos, que o ajardinamento desse espaço poderia completar de forma particularmente feliz.

3 Comments:

At 11:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É uma bela ideia! E já outras pessoas a tiveram...!
Todavia, parece haver algo que tem condicionado a sua realização: como é que acha que as pessoas vão reagir e aderir a uma fruição de um jardim, que ficaria implementado num terreno que já acolheu um Cemitério?!
É que as atitudes preconceituosas ainda são, infelizmente, um dos grandes males da nossa gente..não acha?
carlos p.

 
At 8:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amplas faixas verdes?
Equipamentos colectivos?
Vivemos na mesma Odivelas?
Na mesma Quinta do Mendes?

 
At 8:05 da tarde, Blogger Maria Máxima Vaz said...

Há países onde os cemitérios são jardins...temos de ajudar as mentalidades a mudar. Jardins e zonas verdes...venham elas, onde quer que possam aparecer. Cada cidadão devia dispor de 12m de verde. Odivelas oferece 1,9dm. Esta foi a herança que nos deixaram...

 

Enviar um comentário

<< Home