18 dezembro 2007

Projectos e mais projectos

Talvez aproveitando o espírito da quadra bem como a mediática (e louvável) inauguração da primeira Loja do Cidadão de 2.ª Geração, a Câmara Municipal de Odivelas brinda-nos com uma exposição ilustrativa dos principais projectos em curso ou previstos (patente no Piso 2 do C. C. Odivelas Parque).
Confesso que gostei da exposição. Revela uma certa vontade em colocar Odivelas no mapa da Área Metropolitana de Lisboa, em lhe conferir centralidade não apenas geográfica mas também funcional, em apostar na qualidade das intervenções e na melhoria da qualidade de vida das populações. No entanto, a exposição tem algo de intrigante.
De facto, um bom projecto não é só um bom desenho, uma boa maquete, uma boa simulação em 3 dimensões. Um bom projecto exige uma clara definição dos promotores, dos custos de investimento, da estrutura de financiamento, dos prazos de execução das obras, das metas a alcançar. Ora, a exposição não fornece qualquer tipo de informação a este respeito.
Por exemplo, projectos de iniciativa pública (como as escolas, os jardins ou as futuras instalações dos serviços municipais) são "misturados" com projectos de iniciativa privada ou, quanto muito, a promover através de parcerias público privadas (como parecem ser os casos do pólo tecnológico O'Tech, do Parque Empresarial da Paiã ou do novo mercado de Odivelas).
Outro exemplo intrigante: projectos concluídos (como a bonita Casa da Juventude, ver fotos, ou o Centro de Exposições) são misturados com projectos quase-concluídos (como a requalificação das margens do Rio da Costa) e com boas intenções (a maior parte dos projectos).
Também não se percebe se a CMO vai privilegiar, em termos de programação dos investimentos, os jardins face às escolas ou vice-versa ou que jardins/freguesias serão brindadas em primeiro lugar. Ou, ainda. que projectos estão dependentes de financiamento pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional para avançarem.
Outro caso intrigante é a intenção em desenvolver um sistema de metro ligeiro dotado de carruagens ... com pneus. Ou serão autocarros? Aliás, esta vontade em melhorar as acessibilidades de Odivelas à Amadora assusta-me dado que, dali, nem tudo o que vem é bom: basta olhar para o "guetto" que a Câmara Municipal da Amadora construiu em Casal de Mira, "mesmo nas barbas" do Concelho de Odivelas. Quando a CRIL estiver concluída (em 2009, segundo as previsões), tudo ficará mais claro.
Em suma, a exposição diz muito pouco sobre aquilo que é verdadeiramente importante no desenvolvimento local (e regional): as prioridades de intervenção, ou seja, a distinção entre o fundamental e o acessório. Ou não fossem os recursos financeiros escassos para grande parte das nossas autarquias, Odivelas incluída.

2 Comments:

At 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo inteiramente.
É pena que o bem comum seja quase sempre gerido pelo interesse de apenas algumas pessoas que, na sua maioria, apostam apenas no curto praso, esquecendo-se das consequências graves, diria mesmo desastrosas, que as suas tomadas de decisão têm a médio e longo praso, para todos, incluindo esses escassos alguns, porque "nenhum homem é uma ilha".
Mais concretamente, quanto à "parceria" com a Amadora, confesso que me assuta. Lembremo-nos que o bairro social há pouco construido, mesmo ao lado do futuro grande Jumbo e de Odivelas, aloja ex-moradores da Azinhaga dos Besouros.

 
At 6:01 da tarde, Blogger sa.ra said...

Vim deixar-te os meus votos de um Natal muito feliz, cheio de paz e amor e muita magia!

Que 2008 seja um ano extraordinário!

Beijos

Dias muito felizes

 

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