07 abril 2007

De olhos bem abertos

Não há muitos meses comentei o esquecimento a que tem sido votada a mais importante quinta do Concelho de Odivelas - a Quinta do Barruncho - bem como o vale adjacente.
Foi com alguma surpresa que descobri uma notícia sobre a participação de Odivelas num concurso europeu destinado a jovens arquitectos (ver Diário Digital ou RTP). Em causa vai estar a apresentação de uma solução urbanística para o Sítio do Barruncho (7 hectares) que vá ao encontro do tema: "Urbanidade Europeia Sustentável e Novos Espaços Públicos".
Trata-se da nona edição de um concurso promovido por uma federação chamada Europan 9, "que se dedica às questões urbanas e arquitectónicas, na perspectiva do intercâmbio para jovens profissionais" - de acordo com o Diário Digital - e que, em Portugal, é presidida pelo conhecido Arq. Nuno Portas.
Para além de Odivelas, participam nesta iniciativa Santo Tirso e Loures (zona de cerca de 9 hectares a recuperar no Prior Velho), para além de outras 73 cidades europeias.
A participação de Odivelas é louvável dado que a zona em torno da Quinta do Barruncho, pelas suas características únicas em termos de património natural e construído, tem potencialidades de se poder vir a constituir como uma importante zona de lazer e cultura, não apenas para o Concelho, mas também para toda a Área Metropolitana de Lisboa - um pouco como já acontece com a antiga Fábrica de Pólvora de Barcarena, em Oeiras. Em particular, um projecto emblemático para esta área pode ser aquilo que falta a Odivelas para se afirmar plenamente na Grande Lisboa como um concelho jovem, dinâmico e sustentável.
No entanto, vamos estar todos de olhos bem abertos. A Câmara, consta, está quase falida. Por isso, a tentação em se continuar a construir desenfreadamente permanece bem viva e latente. É importante que as pessoas não se esqueçam que, no livrinho sobre o PDM distribuído no ano passado pela Sr.ª Presidente, o vale do Barruncho está afecto à Reserva Ecológica Nacional (REN). É que, por vezes, estes concursos de arquitectura têm como grande finalidade justificar intervenções urbanísticas "pesadas" em locais sensíveis do ponto de vista ecológico.
Não obstante, o tema, os objectivos e os critérios de selecção dos sítios Europan9 parecem-me sensatos, sendo de esperar algum bom senso em todo este processo.